Desativar confirmação de leitura no chat de Whatsapp


Durou uma semana – se tanto – a modificação no baixar WhatsApp para revelar se os seus amigos leram as mensagens que você mandou. A empresa já prepara uma atualização que dará ao usuário a oportunidade de ajustar a privacidade para dizer se quer enviar os avisos de que o chat foi lido.

chat whatsapp

chat whatsapp

Assim como acontece com a informação de “Última vez visto”, na qual aparece o horário em que você ficou online, o usuário que decidir não revelar se leu as mensagens ficará sem saber se os contatos leram aquilo que ele próprio mandou. Dá pra chamar isso de “política de reciprocidade” do WhatsApp: o mesmo nível de privacidade que você aplica a si mesmo torna-se o padrão para os seus amigos.

A atualização com a nova opção de privacidade está disponível no site oficial do aplicativo. É preciso baixar o arquivo .apk da versão 2.11.44. Em seguida, vá em: Configurações → Informações da conta → Privacidade. É necessário desmarcar a caixa de seleção dos Read receipts (Recibos de leitura?).

A grande questão não é qual é o melhor, e sim qual todo mundo usa. Não adianta eu mudar pro Viber, por exemplo, sendo que 1 ou 2 contatos utilizam. Whatsapp é onde está a maioria das pessoas, da mesma forma que no Facebook está todo mundo.

whatsapp chat

whatsapp chat

Ao lançar os tiques azuis de confirmação de leitura, o WhatsApp iniciou uma confusão nas redes sociais. Há quem defenda o recurso, dizendo que não está nem aí. Há quem diga que fere a privacidade e pode até destruir casamentos (aqui tem uma hipérbole, tá?). Eu penso que a comunicação instantânea ainda é uma coisa muito nova, embora a internet esteja aí há 25 anos. Provavelmente ainda vamos desenvolver uma etiqueta sobre como lidar neste tipo de situação. O mais provável é que isso ainda varie de cultura para cultura, de país para país.

Aí é questão de popularizar outro serviço, e isso só vai acontecer se, uma a uma, as pessoas migrarem. Como é só um aplicativo, ou seja, dá pra ter vários, eu instalei o viber, gostei, passei a usar prioritariamente ele, e nisso já fiz umas 5 pessoas migrarem. Tenho whatsapp, mas sempre que pedem número pra entrar em contato já informo que uso viber, e que respondo em ambos mas prefiro ele.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>